Conectividade

Soluções em Conectividade AV

Tecnologia em Sistemas para Conectividade AV

Como construir uma estrutura AV

Se muito antigamente era necessária uma estrutura complexa com antenas e infraestrutura operacional de grande porte para criar uma estrutura de transmissão em áudio e vídeo, atualmente a tecnologia nos premia com soluções sem fio, banda larga de qualidade e equipamentos modernos.

Por esse motivo, atualmente os espaços de negócios, como salas de reuniões corporativas, espaços educacionais, palestras e outros, é praticamente indispensável uma estrutura AV que permita videoconferências, apresentações e soluções para colaboração em grupo.

Para isso, alguns equipamentos são indispensáveis, como cabos, dispositivos e equipamentos em geral que permitem clareza na transmissão de som e imagem para que, seja uma apresentação ou uma conferência, todos os participantes se sintam satisfeitos.

Quais os dispositivos necessários para estruturas de áudio e vídeo

Para construir uma estrutura AV completa, é fundamental conhecer muito bem os principais dispositivos de conectividade. São eles que garantirão o desempenho esperado dos aparelhos utilizados.

Entre os principais componentes de conectividade para transmissões de alto desempenho, estão:

Cabos

A grande variedade de tipos de cabos faz com que surjam muitas dúvidas no momento de adquirir esses equipamentos para conectividade de áudio e vídeo. Por esse motivo é fundamental ter cuidado e estudar as conexões necessárias conforme os aparelhos disponíveis para a estrutura AV.

Os cabos podem ser para diferentes funcionalidades e alguns pontos podem facilitar a identificação, como nestes exemplos:

O Cabo por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas. Os cabos podem ser sem blindagem (UTP) e com blindagem para ambientes com maior interferência ou que requerem maior distância. A blindagem pode ser global ou individual envolvendo cada par. Os cabos possuem Categorias que levam em conta o nível de segurança e a bitola do fio. Os mais utilizados em AV são os de categoria 5, 6 e 7 (CAT5, CAT6 e CAT7).

Os cabos de vídeo de padrão analógicos são utilizados para conectar fontes de sinal de vídeo analógicas a sistemas de exibição analógicos como Telas, monitores, TVs, Projetores, etc. Os padrões mais utilizados são VGA, Vídeo Composto (RCA), Vídeo Componente e S-Video. OS padrões analógicos não utilizam compressão e não impõem nenhum limite na profundidade da cor ou resolução, mas requerem uma grande largura de banda.

Os cabos de vídeo de padrão digital são utilizados para conectar fontes de sinal de vídeo digital a sistemas de exibição digital como Telas, monitores, TVs, Projetores, etc. Os padrões mais utilizados são HDMI, DVI, SDI, DisplayPort ou USB-C. Os cabos digitais oferecem condições para uma experiência de imagem de melhor qualidade pois podem trabalhar com resoluções maiores, como FullHD, UltraHD ou 4K, 8K e superiores. Entretanto muitas vezes possuem limitações quanto a profundidade de color e ao
comprimento (quanto maior o comprimento menor a capacidade de resolução)

Adaptadores, Conectores e Acopladores de Mesa

Os conectores para estruturas de áudio e vídeo são o encaixe entre o cabo e o aparelho. Por esse motivo, também são popularmente chamados de cabos.

Entre os principais tipos, estão:

Adaptadores Display Port (DP) – HDMI/DVI/VGA: convertem o sinal DP em HDMI, ou em DVI ou em VGA 

Adaptadores USB-C – HDMI/DP/VGA: Convertem o sinal USB-C em HDMI, ou em DP, ou em VGA

Adaptadores DVI – HDMI/VGA: Convertem o sinal DVI em HDMI ou em VGA
Conectores BNC, RCA, 3,5mm, RS232

Dispositivos para conexão de cabos em caixas embutidas em mesas, possibilitando uma maior comodidade, organização e elegância nas conexões realizadas em mesas de reunião. 

As unidades conectam os equipamentos de AV ao sistema de apresentação da sala.

Equipamentos de teste e medição

São soluções para garantir que as conexões do sistema AV estejam sempre com a máxima qualidade de vídeo e melhor equalização de áudio, entre outras vantagens.

Os analisadores de áudio garantem versatilidade e medição eficiente para interfaces digitais ou analógicas, suportando até centenas de canais. Assim como os geradores de áudio e vídeo, que permitem eficiência máxima para transmissões ao vivo ou gravações.

Quais os melhores produtos e peças para conectividade de sistemas AV

Por ser a maior distribuidora de produtos para sistemas AV, a Lecran garante as melhores soluções de conectividade do mundo. Com cabos, conectores e todos os equipamentos necessários para garantir efetividade, os produtos oferecidos pela Lecran são produzidos pelas maiores fabricantes do mundo, o que significa facilidade na instalação, baixa manutenção e ampla vida útil.

Em seu portfólio de produtos, a Lecran oferece produtos de conectividade de sistemas AV dos seguintes tipos:

  • Cabos Kramer Unikat com múltipla aplicação (LAN, AV, HDBaseT)
  • Cabos HDMI Profissionais com ou sem Ethernet, em variados tamanhos
  • Cabos HDMI Ativos
  • Cabos DVI, SDI, VGA e Fibra em tamanhos pré-definidos ou em rolos
  • Cabos USB Tipo C e extensores USB
  • Dispositivos de acoplamento para mesas de reunião – TBUS
  • Conectores
  • Equipamentos de Teste e Medição:
    • Analisador, Gerador e Testador de cabos HDMI
    • Analisador e Testador HDBaseT
    • Gerador de áudio e Vídeo

Especialistas qualificados estão prontos para ajudá-lo a qualquer momento.

Solicite o contato de um especialista Lecran em audiovisual e conheça as soluções ideais para os seu projeto.